quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Exercício 1

Exemplificar as três fases do jornalismo on-line segundo Mielniczuk:

Transpositivo: www.osul.com.br

A “versão on-line” do Jornal O sul, na minha opinião, se caracteriza como tranpositiva, apesar de possuir links de “fale conosco” e possibilita ao leitor ouvir a Radio Pampa ao vivo. No site é possível acessar algumas colunas do Jornal e a capa da edição, que nem sempre está atualizada de acordo com o dia (chegando a um atraso de até três dias na atualização, desconsiderando a característica VELOCIDADE do JOL).

Metáfora: http://www.diariopopular.com.br/

A versão on-line do jornal traz as noticias iguais às que são publicadas pelo jornal impresso. E não traz nenhuma matéria nova ou instantânea. Porém apresenta um setor de fale conosco e também um amplo arquivo de versões anteriores, utilizando os itens Interatividade e Memória dentro das características do Jornalismo On-line. Através da publicação de algumas fotos é possível considerar que está sendo utilizada a característica hipermídia, mas de forma muito precária e apenas para poucas noticias. É possível perceber que o portal caminha para uma adaptação a rede porém ainda não conta com itens importante como Velocidade, Hipertextualidade, etc.

Web Jornalismo: http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora

A versão on-line da Zero Hora conta com boa parte das características do jornalismo on-line:

Interatividade: permite que os leitores comentem as matérias e publicações.

Velocidade: realiza cobertura instantânea, nesse momento é possível saber como está o jogo do Grêmio que ainda está em andamento.

Hipermídia/Multimídia: O site permite o acesso a noticia escrita para internet, para o jornal impresso, para a TV e ainda ouvir o que está sendo dito no rádio.

Hipertextualidade: Através do link “noticias relacionadas” é possível acessar outras noticias que sejam de temas semelhantes ou que influenciem a primeira informação.

Memória: No link “outras edições” o leitor tem acesso a versões anteriores do jornal e de noticias publicadas pelo site.

Nenhum comentário: