quinta-feira, 6 de março de 2008

Exercício de correção de Reportagem

Dentro do contexto dos princípios básicos para uma boa redação em Jol é possível perceber que:

  • A reportagem não pensou o texto em HIPERTEXTO, pois não apresenta nenhum link desconsiderando uma das principais características do Jol.
  • O texto se mostra bem ORGANIZADO, apesar de possuir parágrafos de tamanho médio não mistura idéia e não utiliza adjetivos.
  • O texto apresenta CLAREZA e OBJETIVIDADE
  • O texto apresenta fotografias atendendo, parcialmente, o quesito MULTIMÍDIA. As imagens contribuem para tornar a matéria menos monótona. Porém poderia ter usado algum vídeo, fotografias dos entrevistados ou até mesmo trecho de algum programa de rádio.
  • A reportagem apresenta um lead pouco tradicional e não atende a característica da PIRÂMIDE INVERTIDA. Porém o segundo parágrafo traz as informações como um lead.
  • A matéria possui um espaço aberto para comentários do leitor, utilizando a característica INTERATIVIDADE.
  • O texto analisado não é um material ESCANEÁVEL, pois não proporciona ao leitor que “ao passar os olhos” saiba do que se trata. As fotos auxiliam nesse sentido, mas a forma como o texto foi disposto não.
  • Dentro da exigência relacionada a utilização de MANCHETE simples e objetiva o texto peca pois utiliza um título grande e pouco objetivo.
  • A LINHA DE APOIO, recomendada em caso de textos para internet não é utiliza da.
  • O texto não apresenta CONTRUÇÕES TEMPORAIS, impedindo que ocorram mal entendidos e facilitando a leitura do material em qualquer data.
Correção:

Internet e às rádios: e agora comunicador?

Surgimento das rádios via internet pode ameaçar mercado profissional

Com o surgimento do rádio se disse que os jornais desapareciam. Com a invenção da TV houve quem afirmasse: “as rádios vão terminar”. Mas e agora? Com o crescimento da internet qual a próxima “premonição”?


A internet hoje se modifica e mostra que, ao mesmo tempo em que pode reunir todos os meios em um só su
porte, não está ai para tirar o lugar de nenhum deles. Na Web o jornal não é o mesmo que o que está nas bancas (ao menos não deveria ser). Às rádios também caminham para essa modificação. Porém nesse “meche-meche” de suportes o jornalista tem vez?

A estudante
de Comunicação Social da UCPel, Sheron Nocoletti, trabalha em radio há três anos. Ela afirma que o mercado hoje é extremamente fechado para o estudante e também para os profissionais já formados: “Eu trabalhei em radio FM comercial, mas só fui selecionada porque havia sido indicada”. Para Sheron o ponto forte do radio hoje ainda é o mistério criado em torno de quem é “o dono da voz”, porém ela salienta que a aproximação da comunidade também vem abrindo portas para o veículo: “A Radio tradicional procura ter um algo a mais além da música como a inserção da comunidade”.

Em um mercado que já é fechado para os profissionais o surgimento da radio via web pode ser um agravante?

Fábio Correria, técnico de áudio que tem uma empresa que converte o sinal das rádios para ser ouvido na web, traça uma paralelo e diz que a situação na internet reflete um pouco do que é a situação nas rádios tradicionais: “A popularização dificulta a vida do estudante que se formou agora, as emissoras preferem contratar o profissional não especializado mas que custa mais barato”. Na empresa de Fábio a procura é cada vez maior principalmente de rádios comunitárias, religiosas e “pessoais” que desejam colocar seu sinal na rede.


A estudante Sheron confessa que teme que tecnologias como o MP3 diminuam a audiência da rádios tradicionais e por isso reitera que cada vez mais os veículos devem oferecer outro tipo de material: “Na radio onde eu trabalho a gente procura colocar musicas ‘lado B’ que não sejam de fácil acesso na internet”. E quanto ao mercado? Fábio tem

uma “previsão” positiva para os estudantes de comunicação: “Com o tempo isso vai mudar e as pessoas vão se cansar de quem não possui técnica, hoje já é possível perceber profissionais de radio que só especulam e por conseqüência não passam nenhuma informação com credibilidade”.

+ mais?

- Radios Web

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