segunda-feira, 16 de junho de 2008

Exercício de Heurísticas

O exercício referido pede para que façamos uma análise heurística para avaliar usabilidade de portais corporativos.

O site escolhido foi o de Centro Federal de Educação Tecnológica de Pelotas – CEFET/RS.

Fazendo uma análise da primeira heurística, que trata da “visibilidade e reconhecimento do estado ou contexto atual, e condução do usuário” é possível constatar as situações descritas abaixo, baseando-se nas recomendações de Cláudia Dias (http://www.geocities.com/claudiaad/heuristicas_web.html)

Recomendações e análise:
* A página principal do portal deve ser capaz de responder às seguintes perguntas: “Onde estou?” e “O que este portal faz?”.
No site: é possível perceber uma clara visualização de “onde estou?” já que o endereço utiliza o logo da instituição. A segunda pergunta pode ser respondida através dos menus laterais e superiores que dão as alternativas sobre o que o portal oferece.
* Apresentar em destaque o nome da página principal em todas as páginas componentes do portal, preferencialmente no canto superior esquerdo. Pode-se usar o termo Home ou o logotipo da empresa/departamento/projeto, por exemplo.
No site: no topo de página o site apresenta opções de links que levam à um outro site, o do CEFET/RS unidade de Sapucaia do Sul. Caso algum deles seja selecionado uma outra página é aberta e esta não possui links de acesso a home do portal acessado inicialmente. A opção “principal” que poderia substituir “home” leva a página inicial da unidade de Sapucaia do Sul.
* A navegação entre as páginas do portal deve responder às três perguntas: “Onde estou?”, “Onde estive?” e “Para onde posso ir?”.
No site: O site deixa claro a resposta ao “onde estou” já que nas opções escolhidas no primeiro menu lateral muda apenas a estrutura do centro de página que possui títulos específicos para cada ítem selecionado. Já a resposta ao “onde estive” não é tão clara pois o site não forma uma linha de acesso que permite o retorno pelo próprio site. Para voltar é preciso utilizar a ferramenta do próprio navegador. As opções de “para onde posso ir” são claras já que os menus laterais e superiores não se desintegram no momento em que se solicita a abertura de algum link.
* Apresentar a estrutura ou mapa de navegação do portal, ressaltando a página atual onde o usuário se encontra. Por exemplo, o indicativo “Você está aqui!”, como nos mapas turísticos.
No site: a estrutura de navegação deixa a desejar no caso do portal analisado uma vez que não apresenta uma “linha de memória” que permitiria ao internauta saber da onde veio e como chegou até aqui. Ao mesmo tempo após selecionado o link não muda de cor nem recebe nenhuma modificação que indique que está selecionado.
* Apresentar, em todas as páginas, os níveis anteriores da estrutura de navegação (em forma de links) até chegar à página atual (em formato textual, sem link).
No site: o portal analisado não apresenta os níveis anteriores de navegação em nenhuma das situações estudadas.
* Na página principal, incluir um diretório com as principais áreas cobertas pelo portal, resumo das novidades e caixa do serviço de busca. É recomendável que a caixa do serviço de busca também apareça em todas as outras páginas do portal.
No site: no site é possível identificar as áreas cobertas pelo portal por meio dos links relacionados as outras sedes da instituição. As novidades são apresentadas já em primeiro plano no link das notícias. A caixa de serviço de busca dentro do portal é discreta, quase imperceptível, mas é apresentada em todos as páginas que atuam como link interno do portal.
* Em links :
Utilizar textos que sejam auto-explicativos, com informações suficientes sobre o conteúdo do endereço apontado.
No site: o portal apresenta links claros, objetivos e informativos.
Não usar expressões como “Clique aqui”.
No site: a expressão não é utilizada.
Marcar o texto (nome da empresa, título da página, assunto etc.) e não o endereço URL.
No site: os links são marcados com títulos ou assuntos referentes.
Apontar exatamente para o conteúdo descrito no link.
No site: os conteúdos descritos no link estão de acordo com o material visto na página.
Usar títulos de links, fornecendo informações, tais como nome e detalhes relevantes do endereço apontado, e ainda se é necessário o usuário se registrar para poder visualizar seu conteúdo.

No site: os links externos são sinalizados apenas com seus nomes, portanto não trazem informações adicionais. Já os links internos que possuem acesso através de registro prévio apresentam sinalização sobre o cadastro e como realizá-lo.
Identificar de forma diferente links para endereços externos ao portal.
No site: os links internos e externos são apresentados da mesma forma.
Em listas de links, é recomendável fazer comentários sobre os endereços apontados.
No site: na lista de links estão apenas os endereços sem nenhum comentário.
* Usar o atributo ALT , da HyperText Markup Language (HTML), com o significado das imagens para que o texto apareça enquanto estiver sendo feito o download da figura ou quando o usuário optar por suprimir figuras na configuração do seu navegador web.
No site: o site apresenta pouco recurso de fotos e nos que ele é utilizado o atributo ALT não aparece.

* Em mapas de imagem, colocar ALT em todas as posições clicáveis.
No site: o portal não apresenta mapas de imagem.

Quando se faz análise referente a segunda heurística, que trata das questões que podem dificultar ou facilitar a leitura, é possível concluir que o site apresenta na parte das noticias alguns conceitos, como possuir textos pequenos e objetivos. Porém como um todo o portal apresenta uma leitura pesada, a proximidade das colunas de links com a caixa central que apresenta os textos dificulta a leitura. Na maioria dos textos os parágrafos são grandes e não são dividos em links.
Realizando uma análise quanto ao controle do usuário, que representa a terceira heurística, o site apresenta características básica como a presença do link “home” que leva a página inicial. Porém nao deixa claro o caminho percorrido pelo usuário para chegar até onde se encontra, o que pode tornar a navegação insegura para usuários inexperientes. Além disso muitos dos links apresentados como internos são na verdade, links externos, que levam a página de outras unidades do CEFET-RS e que abrem novas páginas ao serem acessadas. O retorno as páginas anteriores não está sinalizado por nenhum link nomeado como “voltar”, para isso é preciso acessar a barra de ferramentas no navegador ou clickar no ponto inicial para o qual se deseja voltar.
Realizando a análise do site escolhido através da quarta heurística, que percebe se o site possui flexibilidade para diferentes tipos de usuários e também eficiência no seu uso, é possível concluir que o endereço selecionado tem uma boa disposição de seus links quanto a nomeação do material que vai ser encontrado. Textos maiores estão relacionado em um link para serem “baixados” para o computador, evitando assim que o internauta tenha de ler grandes textos na tela, o que pode se tornar cansativo. Já a ferramenta de busca é limitada e apresenta algumas dificuldades para o usuário. Quando digitada uma palavra que não foi encontrada ela não apresenta nenhuma sugestão de links relacionados ao tema que possam interessar o internauta. Outro fator é que quando uma palavra foi digitada de forma incorreta com relação a grafia ela não acusa o link com a palavra certa, que poderia auxiliar nesse momento.
Quando se realiza a análise do site baseada nas premissas da quinta heurística, que trata das ferramentas para prevenção e correção de erros, logo no inicio já se percebe uma falha grave: o primeiro link lateral dá acesso ao ítem “cursos básicos” que não apresenta nenhum conteúdo. Bem provável que seja uma página em construção porém nem essa informação é colocada no local, apenas uma pagina em branco é apresentada podendo induzir o usuário a pensar que seu computador ou conexão apresentam problemas. O serviço de busca também apresenta as deficiências já citadas na heurística anterior.

A heurística de número seis trata da consistência com relação às característica da interface do portal, essas decisões facilitam a navegação e podem minimizar erros. A site analisado apresenta a ferramenta de busca posicionada em todas as páginas na parte superior direita, como recomendado pela autora. As cores escolhidas para o portal também respeitam um certo padrão e o fundo claro com letras escuras facilitam a leitura. O site conta ainda com padronização de fontes. Porém os tópicos importantes não são salientados através de nenhuma ferramenta o que torna o site pouco “escaneável”.

A ultima heurística realiza uma análise mais subejtiva quanto a compatibilidade do portal com o contexto no qual ele é utilizado e tem por objetivo saber se a linguagem utilizada corresponde ao público que acessa o portal. No site utilizado como exemplo essa tarefa é dificil pois o portal é voltado para os alunos, para os professores e também para a comunidade externa. Os texto apresentados no portal são formais e alguns deles um pocuo técnicos o que pode dificultar a leitura no caso de usuários externos. Na minha opinião, o site deveria apresentar links que levassem os alunos a um outro tipo de navegação, menos formal e com uma linguagem mais jovem, afinal um dos principais publicos alvos da instituição são os jovens que possuem entre 13 e 14 anos e devem prestar vestibular para ingressarem no CEFET.

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