Muito suporte para pouca mensagem
Surgimento de 75 mil novos blogs a cada dia põe em questão o conteúdo dos sites
Procurei no Google pela palavra “blogs”, mais de 891 milhões de links foram relacionados pelo site de busca. Entre os dez primeiros estão sites de hospedagem para blogs, blogs de veículos grandes, como a revista “Superinteressante” e o blog da Bruna Surfistinha. A lista representa a pluralidade que forma o universo dessa ferramenta na Internet. De acordo com a Technorati, todos os dias 75 mil novos blogs surgem ao redor do mundo. Nessa lista estão os novos escritores da era cibernética que vão de jornalistas importantes à anônimos (que viraram famosos) como a ex-garota de programa, Bruna Surfistinha.
A escritora pode ser considerada um dos fenômenos da era dos blogs na atualidade. Em 2005 criou seu blog, espaço que usava para contar detalhes sobre sua vida profissional. O blog chegou a receber mais de 15 mil acessos por dia. O sucesso cibernético se converteu em um livro e em muito dinheiro, ambos bem reais. “O Doce Veneno do Escorpião - O Diário de uma Garota de Programa" vendeu mais 250 mil exemplares, inclusive fora do Brasil.
Os grandes jornais do país que já migraram também para a Internet possuem blogs para seus colunistas e coberturas especiais. Revistas e até mesmo sites de emissoras de televisão já contam com blogs de seus colaboradores. A Globo.com conta com uma lista de cerca de 80 blogs que tratam dos mais variados temas imagináveis e são mantidos pelos profissionais ligados a empresa.
Dados da Technocrati apontam que hoje devem existir cerca de 35 milhões de blogs na Internet. A minha dúvida é quanto ao conteúdo desse material. Sem dúvida que uma das grandes vantagens da Internet é essa abertura que proporciona um salto gigante no número de emissores. Porém existe tanta mensagem para ser dita?
A grande questão é que todos acreditam que tem o que dizer, e talvez tenham, mas será que existem pessoas interessadas em ler? O crescimento no número de blogs se deve principalmente a facilidade em mamanusear a ferramenta, que não exige conhecimentos específicos. Porém, se por um lado esse crescimento é positivo, por outro é avassalador e acaba por encher o espaço virtual de besteiras.
Se destaca quem escreve como credibilidade, como os jornalistas - que geralmente estão associados a alguma grande empresa, que auxilia na divulgação do endereço virtual – e também quem beira o bizarro como a Bruna Surfistinha que com seus relatos picantes vai contribuir apenas para daqui a alguns anos formar mais um blog "desativado" por falta de visitas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário