segunda-feira, 10 de março de 2008

Matéria Informativa





Socialista são reeleitos na Espanha

E na noite deste domingo (9 de março de 2008) foi anunciada a vitória José Luis Rodríguez Zapatero do Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE ) nas eleições o país. O socialista ficará a frente no comando da Espanha por mais quatro anos. Dos 35 milhões de eleitores do país, cerca de 75% compareceu às urnas.

O representante do PSOE obteve 43,64% dos votos do eleitores espanhóis o que garantiu 169 cadeiras na Câmara, contra as 153 do principal adversário o Partido Popular. A Esquerda Unida (IU), terceiro maior partido da Espanha conquistou apenas duas cadeiras.

Para especialistas o panorama político do país se divide agora em uma realidade bipartidária. Antes mesmo de eleito Zapatero já demonstrava preocupação com crise que começa a acontecer na Espanha devido ao enfraquecimentos do
boom econômico vivido nos últimos anos e afirmou qual seria sua primeira medida: “faria contato com sindicatos e empresários, para fechar um acordo social que respaldasse os trabalhadores que estão perdendo empregos no setor da construção”. Segundo especialistas a crise pode gerar até 1 milhão de demissões em 2008.

Zapatero falou ainda sobre a
questão dos imigrantes que hoje residem e trabalham na Espanha de forma ilegal e diz que a tendência é a repatriação: "Sempre que tivermos ilegais, vamos repatriá-los".

Nenhum comentário: